Entenda como recuperar dívidas

Recuperar dívidas é uma das tarefas mais difíceis de serem executadas por empresas. Contudo, esse processo ganha um nível maior de dificuldade para pequenas e médias empresas.

Isso se deve ao fato de que a maioria dos negócios não possui um processo de recuperação de dívidas bem estruturado e que faça sentido para o perfil dos seus clientes. Não adianta querer cobrar com eficiência, mas utilizar apenas ligações telefônicas para isso.

E, por isso, é essencial que a sua empresa entenda as preferências dos seus devedores, a importância de realizar esse processo e como fazer, pois, do contrário, pode acontecer do seu negócio não receber pelo serviço ou produto e ainda acarretar problemas bem maiores, que podem levar a organização a falência.

Contudo, você pode evitar e resolver todos esses “pepinos” utilizando as soluções de cobrança da CDL São Paulo, em conjunto com o SPC Brasil. Desenvolvidas, principalmente, para empresas PMEs, elas permitem que a sua empresa enriqueça e analise a base de devedores, faça registros de inadimplências, personalize a régua de cobrança e muito mais. Tudo para recuperar dívidas de maneira rápida, prática e muito segura.


Por que é tão importante empresas utilizarem um processo de cobrança?


Para que a sua empresa consiga recuperar dívidas de clientes, é essencial contar com uma excelente gestão de cobrança. Isso porque é ela quem vai ajudar a reduzir o índice de inadimplência, contribuir para fidelização dos seus consumidores e ainda gerar bons resultados, sejam eles financeiros ou não.

Uma cobrança boa é capaz de aumentar os recebimentos, mas ela também ajuda a estreitar e manter um bom relacionamento com seus clientes. E, com isso, a sua empresa pode até ganhar divulgações gratuitas, a famosa indicação para os amigos e familiares.

Então, se a sua empresa ainda não tem um processo de cobrança bem estruturado, é melhorar correr.


Mas como, de fato, recuperar dívidas dos clientes inadimplentes?


Agora que você já entendeu a importância de uma boa gestão de cobrança, chegou a hora de analisar as medidas que a sua empresa deve adotar para tornar esse processo mais eficiente e assertivo. Vamos lá?


Atualização constante dos dados de seus clientes


Essa é uma ação coringa, que vale tanto para crédito quanto para cobrança e, por isso, ela é tão importante para as empresas.

Então, além de contar com um bom cadastro dos seus clientes, é necessário que eles sejam atualizados com frequência, pois, somente assim, será possível realizar cobranças com eficiência. E, através deles, será possível identificar e analisar seus hábitos de consumo, suas preferências, costumes, dados que ajudarão a personalizar o método de cobrança, escolher o modelo de negociação, tornando-a mais atraente ao consumidor.

Tudo o que você precisa saber sobre negativação


Treinamento para a equipe que realiza o processo de cobrança


Não adianta você investir em diversas outras coisas e esquecer de treinar os colaboradores que fazem parte do seu time de cobrança. Time esse que precisa ter pessoas criativas, comunicativas e boas em negociações. Essas características são importantes para cativar os consumidores através de uma boa conversa, um bom texto.

Logo, é preciso investir em treinamentos técnicos e comportamentais para que essa equipe esteja sempre atualizada e aprendendo novas técnicas.


Definição de uma régua de cobrança para recuperar dívidas


Através de uma boa régua cobrança é possível chegar em um cliente antes que ele se torne inadimplente. Você pode mandar um lembrete com uma mensagem amigável, antes de vencer a dívida, com um boleto, por exemplo. Muitas pessoas acabam não pagando por esquecimento, sabia?

Além de tudo isso, a régua de cobrança permite que você analise qual o melhor momento para entrar em contato com o cliente. Ela permite que você adote medidas que facilitem o pagamento, como oferecer descontos para pagamento à vista, parcelamento (se for um valor alto).  Ou seja, o que for possível, e que não prejudique o fluxo de caixa do seu negócio, para que ele liquide esse débito.


Contate o cliente da melhor maneira possível


Ninguém gosta de ser contatado de forma indesejada, não é mesmo? Com seus clientes inadimplentes não é diferente!

Procure entender como esses consumidores preferem ser contatados, se por ligação, por mensagem, por e-mail. Claro que você pode utilizar mais de uma abordagem, caso ele continue devendo a sua empresa, mas o melhor a se fazer é encontrar um meio confortável para que aconteça uma negociação saudável.

Além disso, é muito importante que o cobrador tenha uma linguagem falada e escrita bem amigável, e que ele seja um bom “ouvinte”. Também é importante ter empatia e demonstrar que está disposto a encontrar a melhor forma para que ela consiga quitar a sua dívida.


Automatização do fluxo de cobrança


Para deixar o processo de cobrança mais rápido e seguro, a sua empresa pode contar com a automatização do fluxo através de um software de gestão. Dessa forma, a sua equipe de cobrança acessa um único local para verificar os dados cadastrais, os históricos de consumo e as dívidas dos consumidores.

E lembra do lembrete, que foi mencionado anteriormente? Ele pode ser enviado através dessa automatização, tornando o fluxo mais assertivo para o seu negócio.


Utilização da negativação para recuperar dívidas


Não tem como falar de recuperação de dívidas e não citar a negativação de clientes.

Essa é uma das estratégias mais utilizadas e que trazem mais resultados financeiros para as empresas, contribuindo efetivamente com a redução de consumidores inadimplentes.

Para que você possa conhecer ou saber mais detalhes, reunimos os melhores conteúdos sobre o tema no post negativação de clientes: entenda como funciona essa ferramenta de cobrança.

E, claro, se você já conhece esse método, a CDL São Paulo pode ajudar o seu negócio a realizar o registro de inadimplência incluindo devedores em sua base e notificando os clientes sobre a dívidas com o impacto da marca SPC Brasil.

Você percebeu o quanto é importante um gestor estar atento as medidas que uma empresa pode tomar para recuperar dívidas? Tendo uma equipe de cobrança bem treinada, contando com os dados corretos e a tecnologia ao seu favor, o seu negócio conseguirá aumentar os resultados, melhorar o desempenho e ainda fidelizar clientes.

banner horizontal solucao em credito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *